quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Preparação para o Seminário 2012

Queridos Jovens,






Gostaríamos de compartilhar um artigo sobre o seminário:

10 Motivos Para o Seminário ser de manhã:

1)          Os Jovens devem criar o hábito de se deitar e levantar cedo como o Senhor ensina em DeC 88: 124: “(...) cessai de dormir mais do que o necessário; recolhei-vos cedo, para que não vos canseis; levantai-vos cedo, para que vosso corpo e vossa mente sejam fortalecidos.”

2)          A força espiritual que o Seminário nos traz logo de manhã nos ajuda a tomar nossas decisões ao longo do dia.”Pra mim ir ao seminário me fortalece . Quando vou à escola, e meus amigos dizem todo o tipo de coisa do mundo, é bom ter força espiritual de manhã.” ( jovem austríaco, O Seminário nos Faz Feliz. A Liahona, Fevereiro de 2006, p.26)

3)          Os Jovens terão o resto do dia livre para cumprirem suas atividades seculares, aprimorarem seu conhecimento em cursos, já que a maioria dos cursos tem horários entre as 14:00 hs e 20:00 hs. “E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagens no mundo futuro.” D&C 130:19

4)          Caso não haja líder do Sacerdócio para abrir a capela ao amanhecer, a Irmã Carla Donato oferece sua casa para a realização das aulas no Seminário às 6:00hs.”Sempre tomo meu desjejum durante a aula, temos seminário todas as manhãs. Isso me ajuda a começar o dia com um espírito melhor. Ficamos mais animadas e felizes.” (A Liahona, Fevereiro de 2006, p. 27)

5) A aula do seminário faz com que os Jovens sintam o Espírito Santo  que permanece com eles durante o dia, fazendo-os sentir a gratidão  e a recompensa do sacrifício feito pela manhã. “Quando vou ao Seminário, meus dias são melhores. Ele me ajuda muito, até na escola. Parece até que não tenho tantos problemas. As coisas básicas que aprendemos no seminário ajudam do dia-a-dia. Digo aos alunos que estão no primeiro ano que ir ao seminário vale a pena, mesmo que esteja  escuro e tão frio que o rosto chegue a queimar e dê para ouvir o gelo estalando  debaixo dos pés. O seminário ajuda muito.” (A Liahona , Fev. de 2006, p. 27)

6) Tudo que é feito com sacrifício e retidão e reconhecido e valorizado pelo Senhor, os jovens aprenderão a dar mais valor ao evangelho e as escrituras do que a sua comodidade.(ler D&C 59:8) “Sim, é difícil levantar cedo. Muitas vezes está frio e escuro. Mas vale a pena? Claro que Sim! Aprender a respeito do Senhor e do Salvador Jesus Cristo e o que está nas escrituras os faz feliz; e é esse tipo de felicidade que eles preferem.” (A Lahona, Fevereiro de 2006, p. 28).

7) Os Jovens não gostariam de ser abandonados pelo Senhor. “Aquele que cedo me buscar achar-me-á e não será abandonado pelo Senhor” D&C 88:83 (só para descontrair)
8) O Seminário afeta nossas ações durante o dia e se tivermos uma boa aula logo cedo podemos seguir melhor o Evangelho. “Quando o Seminário é de manhã, podemos pensar sobre a aula durante o dia. Nossa professora é engraçada e faz brincadeiras. Não é chato. Nós rimos e aprendemos.”(A Liahona, Fev. de 2006, p. 28)

9) O problema de locomoção que alguns (apenas alguns) alunos apresentam, pode ser resolvido com uma reunião de pais. O que facilitará a integração dos pais no assunto do Seminário. “E também, em verdade vos digo que todo o homem que for obrigado a manter sua própria família, que a mantenha;e de modo algum perderá sua coroa; e que trabalhe na Igreja.” D&C 75:28
10) Ao amanhecer a mente e o corpo estão descansados e fortalecidos, não houve tempo de acontecer nada durante o dia que encha a mente de pensamentos que tiram a atenção da aula. O que influencia o melhor entendimento da aula, e convida o Espírito Santo. “Em verdade; em verdade eu te digo: Dar-te-ei do meu Espírito, o qual iluminará tua mente e encher-te-á tua mente de alegria;” D&C11:13

8 Motivos para o Seminário não ser à noite:

1)          Alguns jovens cumpriram apenas 3 anos, ou menos, de Seminário por que trabalham durante o dia ou estudam, isso prejudica muito no desenvolvimento espiritual do Jovem.
2)          O Seminário de noite termina às 20:00 hs, o que é um grande desperdiço de inspiração pois a grande maioria dos jovens vão direto para casa e se preparam para dormir, o que faz com que o aluno perca toda a inspiração no próximo dia.

3) É também um grande desperdício de informação, já que foi provado cientificamente que quando aprendemos algo, em 24 horas perdemos 30% das informações recebidas, já que a noite de sono faz-nos perder ainda mais informações, isso nos dá apenas 3 horas de aproveitamento máximo da aula.

4)As pressões e provações do dia-a-dia enchem a cabeça do aluno, o que dificulta muito a aprendizagem do aluno. Já que ele não presta a devida atenção e nem sempre se comporta de forma adequada na aula por causa da agitação que o aluno teve durante o dia.

5) Muitos pais proíbem os filhos de irem ao Seminário, ou apenas se preocupam, por causa da hora em que termina o Seminário. Eles não querem ver seus filhos andando sozinhos na rua durante a noite, com toda a razão pois depois das 19:00 há mais probabilidades de acontecerem roubos, seqüestros e ataques de todos os tipos.

6) Este horário do Seminário é muitas vezes instável, pois algumas atividades são canceladas ou adiadas por causa do seminário, e muitas vezes quando a atividade é importante o seminário é cancelado.

7) Muitos jovens trabalham e estudam durante o dia e pelo menos uma vez por semana gostariam de fazer uma atividade saudável  em seu único tempo livre (de noite), como por exemplo ir ao cinema, mas são impedidos por causa do horário do Seminário. Quando decidem ir numa sessão mais tarde são impedidos por seus pais. O Que causa uma grande concentração de trabalhos e nem um pouco de descanso durante a semana, o que não é bom para um adolescente.

8) Alguns Jovens apenas conseguiram horário para seus cursos no mesmo horário do seminário.Alguns escolheram o curso outros sacrificaram o curso pelo seminário, ai já é uma questão de prioridades.